Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Como ganhar dinheiro na Internet

Enya

CDs de Enya clique aqui.


Eithne Patricia Ni Bhraonain, filha do casal Máire (o Baba) Duggan e Leo Brennan, é a quarta de nove filhos, cujo nome, dado pelo seu avô materno, é gaélico irlandês podendo ser traduzido como "Eithne filha de Brennan". Nascida e criada em Gaoth Dobhair, condado de Donegal (Dhún na nGall em irlandês), situado no noroeste da Irlanda, um local cuja língua oficial é o irlandês.

Filha de pais músicos, Enya sempre procurou inspiração para as suas músicas na sua terra natal, com notada influência, principalmente, da cultura celta. Em 1980 passou a integrar a banda irlandesa Clannad (que significa família). A banda era formada pelos seus irmãos e tios. Enya tocava teclado e fazia vocal. Quando a banda começou a tomar uma direcção mais para a "música pop", ganhando notoriedade e participando em programas de televisão, Enya resolveu deixar o grupo para seguir a carreira a solo.

Com a ajuda do casal Roma e Nick Ryan (Roma escreve a maioria das letras, enquanto que Nick tornou-se seu produtor), ela gravou a trilha sonora da série "The Celts" da BBC-TV. Com uma eclética mistura de sons, que vão do clássico ao New Age, passando pelo folk, Enya gravou o seu primeiro disco, que leva o seu próprio nome, em 1986.

Mas foi em 1988, com o lançamento do disco Watermark, que o seu sucesso chegou de forma inesperada, através da canção "Orinoco Flow", que conquistou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, e de vários outros lugares do mundo, fazendo com que entrasse para a lista das 500 músicas mais ouvidas de todos os tempos.

Em 1991, Enya lançou o CD "Shepherd Moons" que marcou sua estréia nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, ficando em 17º lugar, e atingindo a marca de 13 milhões de cópias vendidas. Foi também com este CD que ela ganhou seu primeiro Grammy Award.

Enya ficou quatro anos sem lançar nenhum álbum de ineditas, voltando finalmente em 1995 com "The Memory of Trees" que vendeu onze milhões de cópias, e lhe deu mais um prêmio Grammy.

Mais cinco anos passaram e, em novembro de 2000, ela lança "A Day Without Rain", que inclui o clássico "Only Time" que virou trilha sonora do filme "Sweet November" (Doce Novembro, com Charlize Theron e Keanu Reves) e lhe rendeu o prêmio ECHO 2002.

Sua marca de discos vendidos já chegou a setenta e cinco milhões de cópias, ultrapassando a venda de nomes como Eric Clapton.

Apesar de milhares de pessoas quererem assistir a um espetáculo ao vivo de Enya, ela nunca se apresentou num concerto, mas tem pensado na possibilidade de realizar algum, possivelmente, numa catedral, como afirmou recentemente em entrevista.

Enya comprou um castelo, do século XIX, o Castelo Ayesha (que em árabe significa flor) e o rebatizou de Castelo Manderley.

Foi construído em 1840 por Robert Warren e chamava-se Castelo Vitória, em homenagem à coroação da rainha Vitória do Reino Unido. O castelo foi incendiado em 1924, mas em 1928 sir Thomas Power o restaurou e mudou o seu nome. Ele fica situado a 12 quilômetros de Dublin, em Killiney, onde ela vive.

Em homenagem ao talento de Enya, o asteróide 6433, recebeu como denominação o nome artístico da cantora, em 20 de junho de 1997. Diversos músicos já receberam esta homenagem, mas Enya é a primeira mulher e a única da Irlanda.

Álbuns disponíveis(Em Breve):
  • Enya - 1986
  • The Frog Prince - 1987
  • Watermark - 1988
  • Shepherd Moons - 1991
  • The Celts - 1992
  • The Memory of Trees - 1995
  • A Box Of Dreams - 3CDs - 1997
  • Paint The Sky With Stars - 1997
  • A Day Without Rain - 2000
  • Amarantine - 2005
  • Sounds Of The Season - 2006
  • And Winter Came - 2008
  • The Very Best of - 2009
Pesquise o melhor preço de CDs de Enya aqui.

Como ganhar dinheiro na Internet

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails